terça-feira, 29 de março de 2011

Afinal.... Pilates ou Musculação?!

 

Quando escolher entre um e outro? Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem quando vão escolher uma atividade. Embora ambas são benéficas à saúde, existem diferenças entre elas que devem ser levadas em conta na hora da escolha. Então vamos lá!
Atividade física está relacionada a objetivos, metas, estilo de vida e biotipo físico. Sendo assim pessoas que tem grande tendência a ganhar musculatura se encaixam melhor no grupo de pilates, pois essa modalidade tem o objetivo de definir, gerando formas e curvas sinuosas, sem ganho de volume muscular. Já pessoas longilíneas (magras), que necessitam do ganho de massa muscular, devem exercitar através da musculação.

Quanto ao estilo vida, tem pessoas que gostam do estilo de academias... grande volume pessoas, barulho, altas intensidades para trabalhar o corpo. Já nos Studios de Pilates encontra-se um ambiente calmo, pequenos grupos, som ambiente, com o intuito de trabalhar não só o corpo, mas também a mente!

Em relação aos aparelhos, enquanto na musculação temos aparelhos com barras de ferro, no pilates temos molas em diferentes tensões e muitas vezes alguns exercícios são realizados através do peso do próprio corpo. Há diferenças também no número de repetições e execução dos movimentos. Na musculação, os exercícios são feitos em torno de 3 a 4 séries que podem variar em torno de 6 até 20 repetições, os movimentos são feitos mais rápidos, já no pilates devido a grande variedade de exercícios, as séries são reduzidas e as repetições variam entre 6 até 10 movimentos apenas, e são feitos de uma forma lenta, com fluidez, precisão e concentração.

As principais diferenças são:

Musculação:
1- Trabalha o corpo
2- Método que baseia-se no fortalecimento de músculos isolados
3- Musculatura volumosa e rígida
4- Concentra nos músculos superficias do corpo
5- Exercícios em séries de repetições
6- Trabalha com aumento de peso através de barras de ferro

Pilates:
1- Trabalha corpo e mente
2- Método que trabalha com fortalecimento de forma global
3- Musculatura definida e forte
4- Atinge musculaturas profundas do corpo
5- Poucas repetições, variedade de exercícios
6- Trabalha com o peso do próprio corpo ou através de molas de variadas tensões

Bom ta aí a dica, veja qual se adapta melhor as suas necessidades. Na dúvida... pratique os dois, e terá o casamento perfeito entre ganho de massa e flexibilidade!!! rs Lembrando que a prática de uma modalidade nunca anula a outra. Até mais!!!

Nenhum comentário: